terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Um castelo de sonhos

     Apesar da reportagem ter sido publicada em 2012, eu não poderia deixar de fazer uma pequena homenagem ao professor Edvaldo Ferreira Viana, meu colega de trabalho na Escola Municipal Poeta Joaquim Cardozo, localizada no Córrego da Areia, Macaxeira, zona norte do Recife. Os grandes castelos da vida, são construídos a partir de sonhos materializados com muito esforço e suor. Prossiga estimado professor, até que a grande obra de sua vida seja definitivamente concluída.


segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Os idosos na Bíblia

Por Luciano Borges de Santana

Nos diversos livros sagrados pertencentes às muitas confissões religiosas que existem no mundo, são comuns referências aos idosos e, sobretudo, o respeito que deve ser dado a essas pessoas. Se compararmos com os avanços conquistados nas últimas décadas, a expectativa de vida em todas as civilizações da Antiguidade era relativamente baixa, logo, as poucas pessoas que chegavam à terceira idade eram tidas como sábias, experientes e de grande prestígio social. A Bíblia, o livro sagrado para os cristãos, apresenta muitos textos onde são abordados diversos aspectos ligados a velhice, seja na forma de referências gerais, seja especificamente analisando a vida de alguma pessoa. Em Eclesiastes 12.1-7, o rei Salomão descreve os aspectos físicos e sensoriais que atingem de forma geral as pessoas quando envelhecem: Lembre-se do seu Criador enquanto você é jovem, antes que venham os dias difíceis e cheguem os anos em que você dirá: "Não tenho mais alegria de viver".Os seus olhos ficarão tão fracos que não poderão perceber a luz do Sol, da Lua e das estrelas. E as nuvens voltarão depois da chuva. Os seus braços, que sempre o defenderam, começarão a tremer, e as suas pernas, que agora são fortes, ficarão fracas; os seus dentes vão cair e você não poderá mastigar direito, e os seus olhos ficarão cansados e fracos. Você ficará surdo e não poderá ouvir o barulho da rua. Você vai acordar com o barulho dos pássaros, mas não ouvirá direito o moinho moendo e a música tocando. Você terá medo de lugares altos, até o caminhar será perigoso. Os seus cabelos ficarão brancos, e você perderá o gosto pelas coisas. Então você irá para o seu lar eterno, e os pranteadores o seguirão pelas ruas. Sim, lembre-se do seu Criador agora, enquanto você é jovem, antes que o fio de prata da vida seja cortado; antes que a taça de ouro se quebre, antes que o cântaro se quebre junto à fonte e a roda se parta junto ao poço; antes que o pó volta à terra de onde veio e o espírito volte a Deus que o deu. Apesar de Salomão apresentar os sintomas da velhice dentro de uma perspectiva muito negativa, os idosos reagem de forma diferente aos problemas da vida. Três personagens bíblicos ilustram muito bem essa situação: Barzilai, Calebe e Moisés. Vamos começar pelo primeiro.
Devido a sedição de seu filho Absalão, o rei Davi precisou fugir de Jerusalém, abandonando a capital do Reino de Israel. Na fuga, o rei contou com diversos colaboradores, entre eles Barzilai que providenciou diversos mantimentos para a comitiva real. Após a derrota de Absalão, Davi retorna para Jerusalém e convida Barzilai, um idoso de oitenta anos, para viver com ele na corte. Barzilai respondeu: "Quantos serão os dias dos anos da minha vida, para que eu viva com o rei em Jerusalém?  Estou com oitenta anos, não sei mais a diferença entre o que é bom e o que é mau. O seu servo mal sente o sabor do que come e bebe. Será que eu poderia ouvir a voz dos cantores e cantoras? Eu seria simplesmente um peso para o meu rei. O seu servo já se sente honrado em poder atravessar o Jordão com o seu rei; isso me basta. Permita que o seu servo volte, a fim de morrer na minha cidade e ser sepultado ao lado dos meus pais. Mas pode levar o meu servo Quimã em meu lugar, e fazer por ele o que achar melhor" (II Sm. 19.34-49). É possível perceber que Barzilai já não possuía a lucidez e a agilidade de uma pessoa mais jovem, além de ser extremamente pessimista com relação a vida, ter dificuldades nos sentidos naturais e desenvolver um certo sentimento de inutilidade.
Muitos séculos antes de Barzilai, um outro idoso tinha uma perspectiva bem diferente da vida. Calebe havia saído do Egito com os "filhos de Israel" e participado de uma longa jornada pela península do Sinai em direção à terra de Canaã. Após a conquista da terra, quando se iniciava a distribuição dos territórios entre as tribos, Calebe foi conversar com Josué, o líder da nação de Israel naquele momento. Veja como o episódio ocorreu. Um grupo da tribo de Judá, chefiada por Calebe, filho de Jefoné, da família de Quenaz, apresentou-se a Josué, em Gilgal e disse: "Lembra o que o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, quando estávamos em Cades-Barneia, a respeito de mim e de você? Eu estava com quarenta anos de idade quando fui enviado por Moisés, servo de Deus, de Cades-Barneia a Canaã, para espionar a terra; e fiz um relatório digno de confiança. Mas os meus irmãos, que foram comigo, fizeram o povo ficar desanimado. Eu, porém, perseverei em seguir ao Senhor, o meu Deus. Então Moisés me disse: 'A parte da terra de Canaã por onde o seu pé pisou pertencerá a você e a seus filhos para sempre'. "Agora, como vê, o Senhor me guardou todos esses quarenta e cinco anos com vida, desde o tempo em que o povo ficou indo de lá para cá no deserto. Estou agora com oitenta e cinco anos de idade. Sinto-me forte agora como quando Moisés me enviou naquela missão. Posso sair para combater e voltar depois do combate, como naquela época! (Js. 14.6-11). O discurso de Calebe é vibrante e bastante positivo. Ele ainda possuía lucidez, agilidade e uma boa memória, além de um otimismo diferenciado e uma imensa capacidade para superar obstáculos.
Por sua vez, Moisés ainda hoje é considerado o maior profeta existente na história de Israel. Sua educação no Egito e a fuga desse país para a terra de Midiam são histórias bastante conhecidas. Moisés foi vocacionado por Deus para libertar os filhos de Israel do cativeiro com a idade de 80 anos. "Agora vá", continuou Deus, "reúna os líderes de Israel e diga-lhes: 'O Senhor, o Deus dos seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, apareceu a mim. Ele me disse: 'Acompanho o meu povo e vejo o que fizeram com ele no Egito. (Ex. 3.16). Moisés e Arão fizeram como o Senhor lhes tinha ordenado. Moisés tinha oitenta nos de idade e Arão oitenta e três anos quando falaram com o faraó. (Ex. 7.6-7). Através de Moisés foram lançadas as pragas sobre o Egito, a páscoa foi instituída, os israelitas atravessaram o Mar Vermelho e construídas as bases da Antiga Aliança. Na sua velhice Moisés demonstrou profunda comunhão com Deus. O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com um amigo. (Ex. 33.11; ver também Ex. 34.29-35). Moisés foi humilde para aceitar os conselhos tanto dos mais velhos, quanto dos mais jovens. Moisés aceitou o conselho do sogro e seguiu as sugestões dele (Ex. 18.24; ver também Nn. 27.1,2-7). O grande profeta também se revelou uma pessoa desinteressada e sem a ambição de grande projetos pessoais (Ex. 32.9-11). O grande erro do profeta foi ter desobedecido a um ordem divina, em um contexto de estresse e desequilíbrio emocional, o que acabou custando a sua entrada na terra prometida (Nm. 20.1-13). Após sua morte, Moisés teve seu trabalho reconhecido pelo povo e o texto bíblico afirma que Moisés tinha cento e vinte anos de idade quando morreu. Ele ainda enxergava perfeitamente, e o seu vigor não tinha se enfraquecido (Dt. 34.7). Os exemplos de Barzilai, Calebe e Moisés revelam que as pessoas são diferentes e encaram os problemas de múltiplas formas.
No Israel antigo os idosos eram bastante respeitados. Levantem-se na presença de pessoas idosas, e deem a devida honra aos anciãos; temam o seu Deus. Eu sou o Senhor (Lv. 19.32). Os cabelos brancos são uma coroa de honra para quem anda no caminho da justiça (Pv. 16.31). Para os jovens, a glória é ser forte e bonito; a glória dos velhos está na sua experiência de vida (Pv. 20.29). Mesmo na sua velhice, eu serei o seu Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; eu serei o seu Salvador para sempre (Is. 46.4). Devido a larga experiência acumulada na vida, os idosos eram geralmente consultados na tomada de decisões importantes e quando seus conselhos eram desprezados o resultado poderia ser uma grande tragédia. Veja essa situação que ocorreu com o rei Roboão, assim que ele começou a reinar. "Seu pai [o rei Salomão] foi um senhor duro que nos impôs trabalhos  pesados.  Prometa  que  vai  nos  tratar  melhor  do  que  ele  nos  tratou,  e  nós lhe serviremos". "Deem-me três dias para pensar com cuidado a esse respeito", respondeu Roboão, "depois voltem para saber minha resposta". Então o povo foi embora. O rei Roboão discutiu o assunto com os homens mais velhos, que tinham dado conselhos a seu pai Salomão. "O que vocês me aconselham responder ao povo?", perguntou a eles. E eles responderam: "Se você hoje der ao povo uma resposta agradável e concordar em ser bom para eles e servir bem a essa gente, eles sempre serão os seus servos". Mas Roboão rejeitou o conselho dos mais velhos e mandou chamar os jovens com os quais ele havia crescido, e que eram seus ajudantes. "O que vocês acham que devo fazer?", perguntou a eles. "Como devemos responder a este povo que me diz: 'Torne mais leves as cargas que o seu pai colocou sobre nós?" E os jovens que tinha crescido com ele responderam: "Diga ao povo que disse: 'O seu pai foi um senhor duro e nos impôs trabalhos pesados. Trate-nos melhor": Se vocês acham que meu pai foi duro com vocês, eu vou ser mais duro ainda! Minha menor exigência será maior do que a maior exigência do meu pai. Sim, o meu pai foi severo, mas eu serei mais severo ainda! Meu pai usou chicotes para castigar vocês, maus eu vou usar escorpiões!" (I Rs. 12.4-11). O resultado de tudo isso foi a divisão das tribos e o surgimento de dois reinos independentes: Israel e Judá.
Os idosos são pessoas que merecem o nosso amor, afeto, compaixão, compreensão e sobretudo, carinho. Nunca esqueça de um coisa: um dia você será um idoso também. Por isso, abrace um idoso hoje.