domingo, 19 de junho de 2011

Por que eles desistem de ser professores

    A educação é um tema que discutido exaustivamente na mídia, na política, na sociedade e na própria educação. Não é novidade para ninguém que o Brasil ocupa uma posição extremamente negativa, quando nas avaliações internacionais, os alunos brasileiros são comparados ao estudantes de outros países. O resultado é decepcionante e não revela uma melhora no ensino do país. Muitas causas são apontadas para esse problema, mas, um deles já foi reconhecido a muito tempo atrás e pouca coisa foi feita para que ele fosse solucionado: o salário dos professores, especialmente aqueles que militam na educação pública. Com salários baixos e uma péssima infra-estrutura que dê suporte a uma aprendizagem significativa, poucos jovens desejam se tornar professores e, muitos que o fazem, optam pela carreira porque não obtiveram sucesso em outras áreas mais rentáveis do ponto de vista salarial e mais valorizadas do ponto de vista do reconhecimento social. Muitos já admitem que faltarão professores altamente qualificados para diversas disciplinas nas próximas décadas. A reportagem abaixo selecionada em minhas pesquisas, aborda um pouco desse problema.

Por que eles desistem de ser professores

Salários ruins, condições precárias de trabalho e falta de reconhecimento social são alguns dos fatores apontados pelos profissionais.

Brasília - Ideologia. Essa foi a justificativa usada por Igor Otero, 27 anos, ao trocar, no quarto semestre, o concorridíssimo curso de publicidade na Universidade de Brasília (UnB) pelo de história na mesma instituição de ensino. Ele queria ser professor. O jovem não hesitou nem mesmo diante dos prognósticos pouco animadores que ouvia constantemente sobre a escolha. Formado, ingressou na rede pública de ensino, passou por escolas privadas, mas sucumbiu a uma situação recorrente entre os profissionais que escolhem seguir no sistema educacional brasileiro. Abandonou as salas de aula e a vida acadêmica. Os motivos são os mesmos apontados por tantos outros professores: falta de estrutura para trabalhar e baixa remuneração.
Um levantamento divulgado pela Fundação Carlos Chagas corrobora com as dificuldades na área da educação. Somente 2% dos alunos entrevistados têm a pedagogia ou alguma licenciatura como opção principal no vestibular. “O cotidiano atual do professor, em geral, é muito sofrido. São muitas aulas, salas completamente lotadas, desrespeito por parte dos alunos, falta de reconhecimento social, salários ruins e estrutura física comprometida. É um calvário”, desabafa Otero.
Há um ano, o historiador decidiu prestar concurso público e, atualmente, ganha a vida na seção de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça. “Na minha opinião, os salários e as condições de trabalho dos professores deveriam ser suficientemente interessantes para que uma boa parte dos melhores alunos se sentisse atraída pela carreira de magistério. Não é assim. A opção de ser professor tornou-se portanto uma alternativa para aqueles que não conseguiram se estabelecer em outro emprego. Isso acaba atraindo pessoas desmotivadas e despreparadas para as salas de aula”, critica.
A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar, ressalta que o governo federal tem investido em ações para estimular profissionais a seguirem a carreira de professor, mas admite que as iniciativas têm efeito a longo prazo. De acordo com ela, o ministério trabalha na área de formação de profissionais capacitados.
Um piso mais justo - Maria do Pilar destaca ainda a aprovação de um piso salarial acima do salário mínimo. “Isso já é estimulante, mas é claro que o salário precisa melhorar. Essas medidas não têm efeito imediato porque a educação é uma área muito complexa. Por isso, uma política continuada é fundamental e são necessários mais investimentos”, diz a secretária. “No Plano Nacional de Educação, temos uma meta de equiparar o salário inicial de professor com o de outras profissões, como a de engenheiro e jornalista”, completa.
Uma das alternativas encontradas pelo MEC para levar profissionais às salas de aula é abater 1% da dívida do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) a cada mês que o beneficiado pelo programa trabalhar na rede pública de ensino. Há outras iniciativas partindo também de instituições privadas. 

Fonte: PORQUE eles desistem de ser professores. Diário de Pernambuco, Recife, 12 jul. 2011, Brasil, p. 14.

Nenhum comentário: