segunda-feira, 27 de junho de 2011

A retirada das 'torres gêmeas' da ponte-viaduto sobre o rio Capibaribe, em São Lourenço da Mata: decisão meramente técnica ou essencialmente política?

 
Por Luciano Borges de Santana

O contribuinte é o único cidadão que trabalha para o governo sem ter de prestar concurso.
Ronald Reagan

O governo é uma máquina cara demais pelos parcos serviços que presta.
Roberto Campos

O século XXI trouxe muitas expectativas para a população de São Lourenço da Mata, pois no início de 2001 o prefeito Jairo Pereira tomava posse para seu primeiro mandato. Com uma campanha pautada na ética, geração de empregos e sobretudo uma moralização da gestão pública, o então deputado estadual derrotou o prefeito Ettore Labanca que disputava a reeleição. As eleições de 2000 além de serem acirradas ficaram marcadas pela tradicional polarização entre os vermelhos e amarelos, com uma intensa "boca-de-urna" nas principais ruas e zonas eleitorais do município. Jairo Pereira que na época contava com o apoio do governador Jarbas Vasconcelos, foi favorecido pelas altas taxas de rejeição que o prefeito Ettore Labanca possuía em seu último ano de governo.
O início do mandato de Jairo Pereira coincidiu com o período em que cursava a minha especialização em Paisagem e Turismo no Nordeste do Brasil, pela FFPNM-UPE, em Nazaré da Mata. Conhecedor de forma razoável da história, geografia, cultura e do potencial turístico que havia no município, seria contraditório não produzir uma monografia de conclusão de curso, que não focasse São Lourenço da Mata como seu principal objeto de estudo. Entre 2002 e 2003 centralizei-me no levantamento de fontes bibliográficas, entrevistas, aplicação de questionários, visitas a instituições ou centros de pesquisas e redação textual da monografia. Uma das fontes bastante utilizadas foram periódicos editados pela prefeitura, artigos de jornais ou qualquer material promocional publicado por órgãos públicos. Entre as diversas fontes estão dois tabloides patrocinados pelo governo municipal que foram distribuídos entre 2002 e 2003. 
O primeiro tabloide chama-se "Jornal do Desenvolvimento" que além de exaltar as conquistas do primeiro ano da gestão de Jairo Pereira, procura associá-lo a figura emblemática de seu pai, Josué Pereira, que governou o município em outras ocasiões. Na página 02 desse tabloide era anunciado, entre outras realizações, que a reforma realizada pelo prefeito na tradicional ponte-viaduto sobre o rio Capibaribe era um cartão postal para o município. Esse mesmo discurso foi veiculado em um segundo tabloide distribuído no Jornal do Commercio em 29/03/2003, mas em grande parte formatado com dados fornecidos pela prefeitura. Na página 02 desse jornal, entre tantas realizações, mas uma vez aparecia a informação de que a reforma na ponte-viaduto o transformou no cartão postal de São Lourenço da Mata.

 Ponte-viaduto ao fundo. Jornal do Desenvolvimento, 2002.

Informe publicitário distribuído no Jornal do Commercio, 2003.

Durante o período da minha pesquisa apliquei uma série de questionários com grupos específicos de pessoas. Em uma das perguntas apresentei uma relação de monumentos (a Igreja de São Lourenço Mártir, Festa do Padroeiro, Barragem do Tapacurá, Viaduto sobre o rio Capibaribe e Engenhos) e solicitei as pessoas que dissessem qual desses monumentos possuía um potencial turístico. Curiosamente, das 100 pessoas entrevistadas apenas 11 consideraram que o viaduto (já reformado) possuía algum potencial turístico. Na mesma ocasião, entreguei um questionário ao diretor de turismo na época, cuja diretoria estava atrelada à Secretaria Municipal de Educação. Em uma das perguntas questionei o seguinte: Recentemente um periódico editado pela prefeitura afirmou que a reforma empregada no viaduto o transformou no cartão-postal do município. Você acredita que um turista de passagem por São Lourenço irá se importar em fotografar as "torres gêmeas"? Qual é a sua opinião sobre o assunto? O diretor respondeu o seguinte: Tenho depoimento de um industrial da cidade de Surubim, hoje, radicado na cidade de São Paulo, no ramo da metalurgia, que ficou impressionado ao passar por São Lourenço da Mata, depois de haver ficado mais de seis anos sem por aqui passar, e tendo que se deslocar para Surubim, passou por São Lourenço por volta das 18:30hs, quando deslumbrou o viaduto todo iluminado, impressionou-se com sua beleza. Confesso que pessoas de outras cidades fazem elogios a administração municipal. Ou seja, entre o discurso oficial e a opinião popular havia uma grande diferença. 
Passados 10 anos da conclusão das reformas sobre a ponte-viaduto, o Núcleo de Engenharia do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, recomendou a prefeitura municipal que retirasse os pórticos de ferro sobre o viaduto porque corriam risco de desabamento. Entre os dias 25 e 26 de junho de 2011, as obras começaram e por volta das 15.00hs do dia 26, todas as estruturas de ferro, que um dia transformaram a ponte-viaduto em "torres gêmeas" (apelido dado pela população na ocasião), haviam deixado de existir. Apesar da retirada do antigo "cartão postal", algumas perguntas não querem calar e levarão anos ou talvez nunca venham a ser satisfatoriamente respondidas. A decisão para a retirada dos pórticos de ferro foi meramente técnica ou essencialmente política? Quem foram os grandes beneficiados por essa construção? Quanto se gastou para que ela fosse erguida? Para onde foram e o que vai ser feito com as sobras de ferro que foram retiradas? Como ficará a iluminação da ponte-viaduto? Como se vê ainda tem muita água do rio Capibaribe para passar por baixo daquela ponte. Logo abaixo seguem algumas fotos da retirada das estruturas de ferro.

 











Um comentário:

JOÃO PESSOA INFORMATICA disse...

Postagem simplismente perfeita. Essa sem duvida vai ser a grande pergunta que vai ser perseguida por todos que buscam uma resposta satisfatoria para retirada das estruturas de ferro.